Como o 5G pode mudar a sua rotina?

Como o 5G pode mudar a sua rotina?

O 5G será até 100 vezes mais rápido que as conexões de redes móveis atuais – mais rápido, inclusive, do que muitos serviços de banda larga doméstica.

Mas não é apenas sobre velocidade. As redes também terão mais capacidade e serão mais responsivas do que as gerações anteriores de wireless. Isso significa que mais pessoas e coisas poderão se conectar na mesma rede sem causar congestionamentos, também com menos latência. Se você ainda não sabe o que é latência, tempo que leva para os dados percorrerem de um ponto a outro em uma rede, saiba mais nesse post.

O grande interesse em torno do 5G e da baixa latência que ele possibilita tem um motivo: ele será importante para dar conta de um futuro em que bilhões de pessoas e dispositivos estarão permanentemente conectados à rede, entre drones, carros autônomos, lâmpadas, nossa cafeteira e qualquer outra coisa.

Este é, sem dúvidas, o benefício mais importante do 5G. A quinta geração de redes móveis é projetada para conectar um número muito maior de dispositivos do que a tradicional. Sabe a tendência da IoT (Internet das Coisas, em português) que você tanto está ouvindo falar? O 5G alimentará suavemente todos os vários dispositivos que fazem parte da IoT.

Isso explica a necessidade de algumas das vantagens da tecnologia 5G, como a possibilidade de conexão com um maior número de equipamentos. A importância da baixa latência é outro ponto que fica claro. Por exemplo, um equipamento usado em cirurgias remotas deve ter respostas rápidas e precisão, que vai além da milimétrica. O intervalo imperceptível também é essencial para o funcionamento de carros autônomos.

A conexão com outros dispositivos também será uma realidade. Carros autônomos, eletrodomésticos, aplicações industriais, computação em nuvem e vídeos em Ultra HD são apenas algumas delas. O 5G vai permitir transformações disruptivas nas principais indústrias, incluindo automotiva, transporte público, mídia, publicação, saúde, jogos e utilitários.

O 5G será uma nova realidade para a indústria e para as comunidades, proporcionando uma comunicação mais rápida e precisa, aproximando pessoas, conectando coisas, permitindo a concretização de serviços, que antes eram apenas imagináveis.