A importância do 5G na Indústria 4.0

A importância do 5G na Indústria 4.0

A 4ª Revolução Industrial, ou a Indústria 4.0, é o que vivemos desde o surgimento dos computadores. O primeiro marco foi a acessibilidade dos PCs em relação à maior disponibilidade de compra no mercado. Com isso, a informação se tornou mais acessível.   

Depois, chegaram os celulares, que com o tempo transformaram o modo como as pessoas se comunicam e utilizam serviços. Com o 4G, essas interações se tornaram mais complexas e exigiram uma grande mudança no mercado. Como, por exemplo, a preocupação com a experiência dos usuários. 

O grande destaque da indústria 4.0 é que, com o uso de ferramentas digitais e tecnologias voltadas para a internet, ela consegue diminuir os gastos e focar na melhoria da produção. Por isso se fala tanto sobre Transformação Digital e como as empresas precisavam passar por ela para se adequar ao presente. 

O terceiro marco da Indústria 4.0 é a chegada do 5G, que representa o futuro da linha de produção e a conexão das pessoas com as máquinas, ou seja, a grande estrela aqui é o desenvolvimento da Internet das Coisas.  

Então, falamos de linhas de produção automatizadas, que por ser uma tecnologia sem fio, permite que uma linha de produção seja reconfigurada rapidamente, sem a necessidade de refazer todo o cabeamento. O 5G permite respostas rápidas do sistema, da ordem de 1 milissegundo, que é até mais eficiente do que um equipamento que utiliza um cabo ou fibra óptica.  

Esse tipo de manufatura inteligente permite que tudo esteja conectado, desde sensores até robôs, esteiras e outras partes da fábrica, como armazéns e logística, por exemplo. 

Ou seja, será possível realizar atividades mais complexas com pouca interferência, em tempo real. Será também possível simular em um ambiente virtual todos os impactos de uma mudança ou ajuste na linha, além de antecipar problemas ou falhas. Assim, quando implementadas as mudanças na linha, já estará totalmente otimizada e todo esse processo será automático, sem interferência humana.  

Além da linha de montagem, o 5G vai permitir que toda a cadeia de valor da indústria do futuro esteja conectada. Desde os insumos, partes e peças até o uso e suporte técnico de produtos, manutenção programada, descarte e reciclagem.  

Um carro que apresenta, por exemplo, uma vibração indesejada em uma peça, poderá automaticamente enviar informações para que a fábrica analise se há algum ajuste no processo. Isso poderá evitar que exista uma falha prematura daquele componente. Com esse processo automatizado, poderão ser evitados acidentes e até mesmos recalls, consequentemente, isso aumenta o tempo de vida dos produtos.  

Para que tudo isso seja possível, essa revolução vai começar nas fábricas, que serão cada vez mais conectadas, digitais e inteligentes com a implementação do 5G. 

Outra característica da Industria 4.0 é a capacidade de customização e reconfiguração. Assim, será possível escolher todas as características de um produto para que ele seja produzido como desejamos, ao invés de comprarmos a partir de algum modelo disponível. A produção em massa dará lugar à customização em massa. 

Isso será possível com tecnologias de impressão 3D, por exemplo, que podem virtualizar as linhas de produção e todos os processos automatizados em nuvem. Com o 5G será possível em tempo real aplicar um procedimento, cor, material, componente ou configuração diferente para cada peça produzida. Sem que seja necessário parar a linha, fazer ajustes manuais ou perde tempo com customização de processos. Tudo será inteligente e conectado. 

Então, teremos possibilidade de realizar coisas incríveis à distância. Não só na área de manufatura discreta, mas também em linhas de produção contínuasque exigem ações rápidas e decisivas. 

A 4ª revolução industrial será sobre a inteligência dos dados, da conectividade e da cadeia de valor conectada. O 5G será tecnologia que vai permitir essa visão se tornar realidade e em conjunto com outras inovações, vão construir a indústria do futuro. 

___________________________________________________________________________

A Ericsson
reserva-se o direito de não ser responsável pela atualidade, correção,
completude ou qualidade das informações fornecidas. Consequentemente, serão
rejeitados os processos de responsabilidade civil relativos a danos causados
pelo uso de qualquer das informações fornecidas, incluindo informações de
qualquer tipo que sejam incompletas ou incorretas.