Desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil com o 5G

Desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil com o 5G

Novas tecnologias têm a tendência de criar oportunidades, por isso a chegada do 5G é tão importante para o Brasil. Isso colocará o país no radar dos investimentos em Indústria 4.0, com a exposição de talentos, geração de valor, desenvolvimento científico e tecnológico, indo além das fronteiras de empresas. 

Ainda há desafios a serem enfrentados, como lidar com o crescimento de tráfego e assinantes, aumentar a eficiência operacional e permitir a criação de novos serviços. De maneira geral, são elementos que irão sofrer uma profunda transformação a partir da adoção das redes 5G e seu impacto na sociedade e na indústria.  

Até chegarmos a esse ponto de implementação do 5G, nossas pesquisas envolveram mais de 400 pessoas, sendo aproximadamente 320 desenvolvedores e 80 pesquisadores. Dentro de toda essa equipe, a Ericsson colaborou com o trabalho de 13 pesquisadores, que se desenvolveram nas áreas de Inteligência Artificial e Redes, além de arquitetura e protocolos. Além de outros 140 desenvolvedores, especialistas nos sofisticados sistemas de TI, voltados para os Sistemas de Suporte ao Negócio e aos Operadores (BSS e Digital BSS). 

O 5G representa mais do que uma tecnologia, é uma nova plataforma de inovação que, além dos benefícios para a os consumidores e para a Indústria, também terá um papel de protagonista no avanço da educação com a digitalização, principalmente em áreas de pesquisa tecnológica. 

A Ericsson já apoia esse aprimoramento, veja os projetos que foram desenvolvidos com a parceria: 

  • Robótica em nuvem para manufatura avançada (UFPE),  
  • Cidades Seguras (USP),  
  • Segurança aplicada a interações homem-robô (Unicamp),  
  • Visão computacional (UFPA),  
  • Inteligência Artificial – múltiplas inovações (UFCG),  
  • Transformação digital das operadoras de telecomunicações (FITec e Inatel). 

Potencial do 5G no Brasil 

Se com a tecnologia atual já existe esse cuidado com o desenvolvimento de pesquisas na área de ciências e tecnologia, esse foco será maior quando o 5G estiver a pleno vapor. O impacto para o país será enorme e pode ser resumido em alguns números, de acordo com estudos da Ericsson para o país: 

  • R$9.2bn em investimentos nas redes 5G até 2025; 
  • Criação de 205,000 empregos diretos; 
  • Manutenção de 500,000 empregos diretos e indiretos no setor de telecomunicações; 
  • R$70bn em arrecadações de impostos e fundos para os cofres públicos 
  • 2.4% incremento do PIB brasileiro em 10 anos 

O 5G será o mais importante protagonista desta década no aumento de competitividade do país, fomento à inovação e aumento da capacidade de atração de investimentos.