Sociedade 5G

Gaming com realidade aumentada em 5G standalone encanta usuários

Uma experiência real de gaming com altíssima qualidade gráfica e desempenho, com uso de realidade aumentada (RA) toda baseada em rede 5G de alta performance foi realizada no País, de forma pioneira, animando a comunidade gamer e aumentando a expectativa da entrada no ar da quinta geração em frequência exclusiva, com total capacidade de banda.

A experiência foi conduzida em parceria entre a operadora Claro, a Ericsson e a desenvolvedora Niantic, durante uma live transmitida direto dos estúdios da Claro Live Store. A rede utilizada, de forma experimental, foi uma 5G Standalone (operando exclusivamente sem compartilhamento de frequência, na faixa de 3,5 GHz, a mesma que será concedida pela Anatel após o leilão).

Para realizar a demonstração inédita no Brasil e celebrar o dia do Gamer, comemorado no último 29 de agosto, a Claro convidou os profissionais de League of Legends da INTZ e o influenciador Leo Bianchi, parceiros Claro Gaming, para jogar o Urban Legends, jogo eletrônico mobile colaborativo de RA da Niantic, desenvolvido exclusivamente para rodar na rede de quinta geração arquitetada com tecnologia da Ericsson. Foi utilizado o smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.

Emoção na tela por meio do 5G

A Niantic ficou conhecida no mundo ao desenvolver um marco na história do game mobile: o Pokémon GO, um dos jogos eletrônicos mais populares da última década. Agora, com o Urban Legends, os jogadores podem lançar feitiços, traçar estratégias e conquistar objetivos. Criado para usar os benefícios do 5G, como latência mínima, velocidade e largura de banda altíssima, o game conecta o mundo inteiro na mesma narrativa, misturando fantasia e realidade.

A experiência foi possível com as qualidades exclusivas da rede de quinta geração a partir de uma licença científica concedida pela Anatel. O público acompanhou tudo pela loja da operadora, a Live Store Claro, em tempo real, transmitida no site claro.com.br/ livestore, canal 500 da TV, e pelo @clarobrasil na Twitch.

“Temos muito orgulho de poder apoiar a Claro em atividades como essa que vimos realizando em parceria desde 2016 e que marcam uma história muito sólida de evolução ao 5G. Juntos, já pudemos demonstrar os efeitos positivos que a nova tecnologia terá em diferentes setores – como Agro, Educação, Mercado Financeiro, Indústria 4.0 e também no mercado de entretenimento”,  explica Tiago Machado, vice-presidente de Negócios da Ericsson para a Claro Brasil.

De acordo com Machado, “mais do que uma tecnologia ultra avançada de conectividade móvel, o 5G é a plataforma de inovação mais importante dessa próxima década, que vai transformar toda a sociedade e abrir um mundo de novas possibilidades para todos”.

Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, destaca o caráter inovador da experiência. “Pela primeira vez, o cliente viu na prática como funciona a realidade aumentada em dispositivos móveis 5G no Brasil. A aplicação de usabilidade da tecnologia voltada para o universo gamer tem total aderência ao que já temos feito com Claro gaming e é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país, caminho que já estamos traçando de forma consistente, desde as demonstrações anteriores, até a implantação da rede 5G DSS em 15 cidades”, afirma.

Mas o que é o 5G standalone?

O 5G reúne funcionalidades e características exclusivas que combinam a capacidade de trafegar grandes volumes de dados em velocidades de 10 a 100 vezes mais rápidas do que o 4G convencional, com baixíssima latência – tempo de resposta entre um comando e sua execução no ambiente conectado.

Na arquitetura de rede conhecida como 5G standalone, o tempo de resposta chega a menos de 5 milissegundos. Para exemplificar, um piscar de olhos dura cerca de 50 milissegundos, destacando como a nova tecnologia vai transformar a experiência digital.

Há dois modos de operação do 5G: o non-standalone (ou não autônomo) e o standalone (autônomo). Ambos os modos são importantes e trabalham simultaneamente na rede 5G, dependendo da aplicação, e inclusive podem ser utilizados conjuntamente, se complementando, aumentando o desempenho da rede.

Aqui em Sociedade 5G, você pode ler mais sobre o tema clicando aqui.

Um teste com uma tecnologia da Ericsson que combina diferentes frequências para potencializar a velocidade e reduzir ainda mais a latência do 5G no modo standalone, aumentando a cobertura da rede, já foi realizado com sucesso no Brasil. Leia mais clicando aqui. __________________________________________________________________________________________________________

A Ericsson reserva-se o direito de não ser responsável pela atualidade, correção, completude ou qualidade das informações fornecidas. Consequentemente, serão rejeitados os processos de responsabilidade civil relativos a danos causados pelo uso de qualquer das informações fornecidas, incluindo informações de qualquer tipo que sejam incompletas ou incorretas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *