Implementação do 5G ao redor do mundo

Implementação do 5G ao redor do mundo

Com velocidades mais altas e latência entre 1 a 2 ms, inclusive em áreas rurais, o 5G é o símbolo de inovação que o mundo inteiro busca. Segundo a associação mundial de fornecedores de tecnologias móveis, a GSA, são 98 países na corrida para conseguir implementar suas redes de quinta geração.  

Importantes investimentos são realizados no mundo todo em 5G, desde pesquisas, testes até construção de infraestrutura e evolução das tecnologias atuais. Desse processo, 20 países já estão na linha de chegada para o lançamento, inclusive alguns já o fizeram, como a Coréia do Sul, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Finlândia.  

Além disso, 124 empresas utilizam a faixa entre 3,3 GHZ e 4,2 GHz e 106 testam de 24,5 a 29,5 GHz, em ondas milimétricas. Já existem 90 terminais que suportam 5G, ainda que nem todos sejam comercializados. Nosso site tem um espaço com todos os cases que a Ericsson desenvolveu em parceria com empresas de tecnologia e operadoras, confira aqui 

Na Coréia do Sul, que é uma das pioneiras e já opera a rede desde abril de 2019, a Ericsson atua com a LG U+ como fornecedor de 5G RAN, para sua rede não-autônoma (NSA), em 3,5 GHz. Também no país, foi realizada, com a operadora SKT, a implementação de 5G com banda base e rádios 5G New Radio (NR), em parceria com a Qualcomm na parte de terminais. Elas realizaram uma demonstração do 5G, com chamada de vídeo e streaming pela rede utilizando o hardware da Qualcomm e módulos de antena com transceptor de RF integrado, front-end de RF e elementos de antena da Ericsson. A experiência foi feita em espectro de 3,5 GHz. 

A Ericsson também está no Alaska, em parceria com a CGI, que implementará o hardware e software necessários para a nova tecnologia de banda larga, baseada em padrões 3GPP. Esses aparelhos serão implementados em 82 lugares escolhidos no Município de Anchorage. 

Os Estados Unidos também é um dos países pioneiros na implementação do 5G e a Ericsson faz parte dessa jornada. Com a Nex-Tech Wireless e a RINA Wireless, foram feitos esforços para o crescimento da cobertura em novas extensões de áreas rurais, com recursos para mercados específicos do estado. 

A Ericsson trabalha para ampliar o acesso do 5G em diversos países, veja outros casos na página oficial do Sociedade 5G.  

___________________________________________________________________________

A Ericsson
reserva-se o direito de não ser responsável pela atualidade, correção,
completude ou qualidade das informações fornecidas. Consequentemente, serão
rejeitados os processos de responsabilidade civil relativos a danos causados
pelo uso de qualquer das informações fornecidas, incluindo informações de
qualquer tipo que sejam incompletas ou incorretas.